terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Onde foi que eu errei?


Quando nos perguntamos “onde foi que eu errei?”, dificilmente achamos a resposta. Geralmente, e digo com segurança, os grandes erros estão sempre no início de tudo, nas bases daquilo que empreendemos. O que fazer então? É certo que um pequeno erro no princípio gera um erro inconcertável no final. Aí temos que mudar enquanto há tempo. Mudar o rumo. Destruir tudo e começar do zero.

Para mim chegou o momento de começar tudo novamente a partir dos alicerces. Derrubar todas as coisas que até agora construí que só me causam prejuízos (infelizmente não posso fazer isso com tudo... teria que nascer de novo). Acho que terei que jogar muitos sonhos na lata do lixo. Pode parecer triste, mas é o correto a se fazer quando o objeto de seus sonhos é uma quimera, uma contradição... É um desafio. O comodismo e o cotidiano, cada qual ao seu modo, me arrastam lentamente a reassumir a antiga postura. Eles me induzem a permanecer no desprazer e na ilusão. Paralisam minha ação e me fazem imaginar ser aquele que não cabe mais a mim.

É sempre muito difícil o começo, principalmente quando se trata de um segundo começo, um recomeço. Olho em minha volta e só vejo escombros. Esses escombros me envolvem e preciso me levantar do chão e ajuntar os pedaços dos meus sonhos, projetos e desejos para limpar terreno e recomeçar.

Ainda não respondi a pergunta “onde foi que eu errei?”. Acho que não posso responder, efetivamente não sei, principalmente porque só tive as melhores intenções... Mas o fato de não ter dado certo evidencia que eu errei em algum lugar, mas não sei onde. Agora, preciso levantar do chão sozinho e tentar recomeçar tudo...

Antonio Felipe Silva



4 comentários:

Vitor Bustamante disse...

Como dizia meu professor de introdução ao pensamento teológico: "A grandeza do homem não está em não cair, está em reeguer-se". O nome dele era Antonio Marchionni, acho que a frase está na bíblia, não sei. Só sei que ele dizia.

Felipe Silva disse...

Levantar parece, a priori, fácil, mas na experiencia não. É paradoxal, mas as vezes podemos ter a falsa ilusão de que ficar no chão caído é mais cômodo... Todavia, como disse uma amiga minha, "a vida é como um jogo, se agente não arrisca, agente não perde, mas tambem não ganha nada".

Obrigado Vitão!

Anônimo disse...

Fê,

Será que o fato de não ter dado certo necessariamente evidencia um erro? Podemos não ter errado em nada e mesmo assim, simplesmente as coisas não darem certo. Há contingencias que transcendem a nós, à nossa praxis. Neste caso a única coisa que poderia ter sido considerada um 'erro' teria então sido o sonho, o passo almejado. Mas será que dá pra dizer que se erra ao desejar? Não, acho que não. E claro, de fato, quando as coisas dão errado (ou quando todo o nosso mundo cai) pode ter sido erro e ai sim, é importante a gente sempre se repensar e rever. Mas vc mesmo disse que não pode responder onde errou, que não sabe onde foi. Quando erramos acho que temos uma mínima idéia dos camminhos percorridos.
Não sei o que vc passava nesta época, não te conhecia.... talvez eu imagine. Mas é isto que te digo e que penso. Bjx

fui disse...

A maio duvida do questionamento é saber se você estar certo.