sábado, 18 de novembro de 2006

Volver. Dir. Almodóvar . 2006


Só um grande diretor pode fazer uma junção perfeita, considerada por tantos impossível, entre drama e comédia. Volver é um filme, para aqueles que gostam de cinema, imperdível neste ano. Fatos chocantes e grotescos se mesclam com graça e descontração. Raimunda (Penélope Cruz) é uma mulher jovem, bonita e trabalhadora. Ela e sua irmã Sole (Lola Dueñas) perderam os pais num incêndio quando pequenas numa aldeia em La Mancha e foram para o subúrbio de Madri ganhar a vida. Sole é cabeleireira e vive sozinha, pois seu marido fugiu com uma de suas clientes e nunca mais mandou notícias. Raimunda tem uma filha e um marido desempregado e por essa razão acumula trabalhos esporádicos. Como se não bastasse a difícil vida na periferia de Madri, Raimunda não contava com o assassinato de seu marido Paco (Antonio de la Torre) por sua filha, Paula (Yohana Cobo), que se defendia de um estupro do próprio pai adotivo. Almodóvar mostra assim uma história cíclica, pois Paula é, biologicamente, filha e irmã de sua mãe, ela é fruto de um assédio de seu próprio avô.

A beleza do filme está nos detalhes, na composição de elementos culturais no decorrer da narrativa. Diante de uma realidade repleta de problemas Raimunda se reveste de vigor e energia para tomar conta de um restaurante de beira de estrada e conta, para isso, com a ajuda incondicional de duas amigas, aquilo que uns diriam ser providência divina, Almodóvar fez parecer surgir naturalmente através da pura amizade, sem que fosse preciso que um feixe de luz surgisse por entre as nuvens e iluminassem a protagonista.

O cômico aparece na figura do fantasma de Irene (Carmem Maura), que literalmente toma carona no carro de Sole. A mescla entre sonho e realidade, razão e loucura, confunde o expectador que em determinados momentos se identifica com o espanto de Sole que vê sua mãe retornar dos mortos, mas, de fato, ela nunca morreu. Rondando como um fantasma acha graça ao perceber a vantagem de viver num meio onde as pessoas são tão supersticiosas.

Volver é um filme que mostra o retorno de seus personagens as suas origens. Personagens que se mantiveram tanto tempo numa inércia corrosiva que os tornam incapazes de compreender suas vidas e pensar suas questões. A volta de Raimunda chega em seu ápice quando ela canta a música tema “Volver” Após tantos anos sem cantar canção alguma...

Site oficial: www.sonyclassics.com/volver/

Confira uma cena do filme:



Veja o Trailler



7 comentários:

Vitor Bustamante disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Vitor Bustamante disse...

Felipe! Assiste ao filme ontem. Adorei. Reparei na cena dos reflexos da qual me falou, lembrei de você e concordo, aquela tomada é excelente. Assim também são alguns enquadramentos originais: Raimunda lanvando louça, ângulo de cima e o seu decote como protagonista; o papel toalha que aos poucos é atravessado por sangue, filmado bem de perto... E, claro, como não podia faltar em Almodóvar uma trama que se desenrola no final de um filme muito bem montado, de um ritmo envolvente. Dá vontade de voltar a ver volver, mas vamos ver... Grande abraço!

Felipe Silva disse...

Oi Vitor!

Tinha certeza que voce ia gostar desse filme... mas tenho certeza tambem que o melhor do ano ainda continua sendo "bonecas russas" para nós... Fazer o que? hehehehehehe

Gostei mesmo Das cenas que voce mencionou, além do mais... voce percebeu que naquela tomada, de cima para baixo, com os seios da Penélope como protagonistas, voce lembra o que ela lavava? Era a faca do crime! Almodóvar te enganou... confesso que a mim tambem... Os protagonitas da cena não era os pares de seios, mas a faca!

Até mais Vitor!

Vitor Bustamante disse...

Bem. Pois é! Nem lembrava da faca, nem a vi... Fiquei mais assustado com aquele decote gigante na tela do cinema do que com a faca sendo limpa do sangue.

Felipe Silva disse...

É... eu tambem não tinha percebido ela... só vi no trailer depois que eu já sabia da história.

Valeu!

Anônimo disse...

Hola Feli!!! qe bueno que hayas vuelto!!! muy buena pelisssssss, muy buenas actrices!!! excelente director... muy buena recomendación... saludos

Anônimo disse...

Almodóvar una vez más de demuestra el porque es el gran director de este tiempo. La historia se mueve entre el dramatismo y la fuerza de personas que intentan salir adelante. Poner lo mejor de cada uno es la clave...