domingo, 30 de julho de 2006

L'Enfant. Dir. Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne - 2005

Um filme sem trilha sonora. Eu ainda nunca havia visto um filme assim. Trata-se de uma denúncia, um alerta a uma sociedade perdida e sem sensibilidade.

Um casal de jovens e um filho para criar. Sonia (Débora François) é uma jovem de 18 anos, que acabou de dar à luz a um menino. Bruno (Jérémie Renier), o pai, com 20 anos de idade vive de pequenos roubos cometidos por ele e seus comparsas adolescentes.

Responsabilidade, maturidade e confiança são colocadas em questão. Quando estamos realmente maduros? Em que momento somos responsáveis pelas pessoas que nos cercam, ou até mesmo por nós próprios? “L’Enfant”, surpreendente vencedor da Palma de Ouro em Cannes do ano de 2005, retrata uma juventude desinteressada e insensível. Não há sonhos, projetos, laços...

O filme trata da chegada de uma criança e a maneira tão diferente que este fato é encarado pelo casal. O significado de um filho não é o mesmo para os dois. Os atos de Bruno em relação ao filho colocarão o casal diante de sérios dilemas sobre suas existências, sobre a relação que os une e aquilo que os faz seguir a diante. A criança de fato não é o bebê, mas Bruno.

Trailer:


Site Oficial: www.sonyclassics.com/thechild

Um comentário:

Luana V. disse...

Gostei bastante desse filme. O casal de jovens é um exemplo da sociedade infantilizada que custa a encarar a vida com responsabilidade. E não é difícil perceber que existem muitas Sonias e Brunos por aí... - jovens criados com pouco (ou nenhum) compromisso ético por parte de seus pais e que agora enfrentam o dilema de ter que educar uma nova geração. Triste. L.