sábado, 29 de julho de 2006

8 Femmes. Dir. François Ozon - 2002

8 mulheres, um assassinato, uma delas é a assassina. Mistério, beleza, paixão, perigo… Este é mais um daqueles filmes de Francois Ozon. Ele é muito bom em colocar pessoas em espaços pequenos vivendo suas transformações, suas descobertas, seus conflitos.

A narrativa se desenrola a partir do assassinato de um homem, o patriarca da família. 8 mulheres são consideradas suspeitas, sendo que uma delas, com certeza, é a autora do crime. Não há como chamar a polícia, pois os fios do telefone foram cortados, e algo fez o mesmo com os fios do carro, para impedir que partissem.. Cada uma delas tem razões suficientes para ter cometido o crime e a conclusão do caso só cabe à elas. Elas se vêem forçadas a se confrontar, com muitos ressentimentos e verdades vindo à tona enquanto tentam elucidar o que está acontecendo.

O elenco conta com o talento de Isabelle Huppert (Augustine), que mostra, assim como em “A professora de piano”, sua habilidade com a música. Ludivine Sagnier (Catherine), já conhecida dos filmes “Swimming pool” e “Gotas d’agua em pedras escaldantes”, do mesmo diretor, mostra novamente seu charme, embora esteja um pouco mais “inocentemente infantil” desta vez.

O filme é muito engraçado, Ozon ousou fazer, ao que parece, uma paródia dos filmes de suspense Wolliwodianos. O que não pude deixar de fazer foi colocar as melhores cenas do filme aqui. Reparem o talento musical dessas mulheres:


Emmanuelle Béart


Isabelle Huppert


Ludivine Sagnier - Papa T'es Plus Dans Le Coup


Catherine Deneuve


Fanny Ardant



Virginie Ledoyen

Um comentário:

Valeria Elías disse...

muy bueno, la verdad es que admiro como manejas los post ;) saludos