terça-feira, 8 de agosto de 2006

Elsa e Fred. Dir. Marcos Carnevale . 2005.


Uma história de amor à moda antiga. Sempre há tempo para começar de novo, para realizar nossos sonhos... Esse filme é como um sopro de esperança. Definitivamente é emocionante, cativante.

Não há como não se simpatizar por Elsa (China Zorrilla), uma velhinha octogenária super divertida. Cada frase há um motivo para rir. Seu sonho é ir a Roma viver uma cena de um filme que para ela é inesquecível, “La dolce vita” de 1960, onde Anita Ekberg se banha na Fontana di Trevi à espera de seu par, Mastroianni. Ora, esse é o ponto fundamental, a realização desse sonho de Elsa requer um “Mastroianni”...

Ao conhecer o viúvo Fred (Manuel Aleixandre), seu novo vizinho, Elsa vê a realização desse sonho. A doçura e elegância com que se desenvolve o romance é exemplar e admirável. É muito difícil encontrarmos uma comédia romântica provocar risos e ser, ao mesmo tempo, delicada e econômica nos clichês do romantismo. O otimismo é a característica marcante. Toda semana Elsa deve ir ao hospital fazer hemodiálise. Ela está no estado terminal de sua doença, no entanto, ela encara isso com bom humor, pois ela não tem medo de morrer, e sim de deixar de viver enquanto tem a vida em suas mãos.

O que esse filme tem de especial é o caráter singelo, delicado, que não achamos mais no cinema moderno. Talvez seja porque a situação encenada foge completamente do paradigma de uma comédia romântica; abstraindo esse filme, não me lembro de mais nenhum que tem como protagonistas um casal de 80 anos!



Trailer do filme:


Site oficial do filme

5 comentários:

Valeria Elías disse...

pero que sorpresa!!! China Zorrila que gran actriz adorable, única... muchos besos en la frente :)

Felipe Silva disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Felipe Silva disse...

Eu fiquei encantado por ela; realmente é uma excelente atriz!

Fernanda Rubio disse...

Muy buena peli, una vez más el arte del cine nos muestra que las tristezas pueden sobrellevarse a pesar de todo.

La filosifía del film logra además sacar todo el potencial a esos talentosísimos actores.

Muy Bueno Felipe!!!

Vitor Bustamante disse...

Adorei essa frase: "ela não tem medo de morrer, e sim de deixar de viver enquanto tem a vida em suas mãos"!