terça-feira, 5 de setembro de 2006

L' auberge espagnole. Dir. Cédric Klapisch. 2002

Antes de “Bonecas russas”, já comentado aqui anteriormente, Xavier (Romain Duris) já havia começado sua aventura atrás de seu “eu” em “Albergue espanhol”. Com 25 anos, Xavier está terminando o curso de Economia. Com a oferta de um emprego, de um amigo de seu pai, no Ministério da Fazenda, Xavier precisa para assumir o posto saber a língua espanhola. Ele decide acabar seus estudos em Barcelona, para aprender a língua. Para isso vai ter que deixar Martine (Audrey Tatou), sua namorada há quatro anos. Ao chegar em Barcelona Xavier procura um apartamento no centro da cidade e acha um em que deve morar com sete estudantes, todos estrangeiros.

Tendo como cenário uma das cidades mais dinâmicas da Europa, Barcelona, “Albergue Espanhol” faz uma paródia com a diversidade cultural.

Xavier chega à Espanha totalmente despreparado - sem saber falar o idioma do local onde está. Entristecido por deixar a namorada na França, Xavier está confuso sobre quem é ou que laços pode criar nessa cidade estrangeira. Na busca de um lugar para ficar, ele acaba encontrando um casal francês recém-casado, um médico e sua solitária esposa, Anne Sophie, (Judith Godrèche) que lhe oferecem o sofá. Depois, encontra um lugar definitivo: um apartamento com sete estudantes de nacionalidades tão variadas quanto suas personalidades e sexualidade. Segundo Xavier, a multiplicidade de línguas faz lembrar o caos que existe em sua cabeça.

Xavier se vê, pela primeira vez, antes de “Bonecas Russas”, envolvido numa teia de mulheres: a namorada francesa Martine, que parece distante mesmo tendo vindo visitá-lo; sua melhor amiga lésbica no albergue e instrutora sexual, a belga Isabelle, que gostaria que Xavier fosse mulher; e a reprimida Anne Sophie, por quem Xavier sente um afeto que acaba desembocando num caso proibido. Esse problema foi melhor explorado no filme que ilustra os mesmos personagens cinco anos mais tarde...

Mesmo com corações partidos e olhos sendo abertos de formas inesperadas, e mesmo com o tumulto e a confusão reinando no apartamento, surge uma espécie de unidade a partir dos sonhos que seus habitantes têm em comum. Surge também a certeza que nenhum deles será igual depois das experiências que viveram no Albergue Espanhol. Agente nunca é o mesmo depois de conhecer alguém diferente...


Confira Xavier contando a história de seu primeiro beijo em Martine:

5 comentários:

Vitor Bustamante disse...

Bonecas Russas ainda é para mim o melhor filme do ano. Pelo principal motivo de contar uma história que reflete fielmente a visão que o jovem (o homem personagem, no caso) tem do mundo hoje, onde estética e globalização nunca deixam de habitar nossos pensamentos e moldar nossas atitudes. Preciso assistir ao Albergue Espanhol urgentemente! Assim que comprá-lo, me empreste por favor, Felipe!
Grande abraço!

Valeria Elías disse...

hola amigo!!!!!!! esta pelicula tiene mucho enredos al parecer.. jejeje o muchas mujeres para un hombre... jajaja besos

Felipe Silva disse...

si si jejejeje

Felipe Silva disse...

ok Vitor!

pode deixar que enpresto e veremos juntos de novo!

Té mais...

Fernanda Rubio disse...

Muy buena la recomendación. Yo la ví hace un tiempo y me pareció estupenda!!!