segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Dancer in the Dark. Dir. Lars Von Trier. 2000

1964, Estados Unidos. Uma mulher em terras estranhas em busca de uma vida melhor. Vítima de uma doença incurável que a leva progressivamente à cegueira, Selma (Bjork) não desiste mesmo assim, de trabalhar, com o objetivo de, com o dinheiro, prover a cura para a doença que seu filho certamente herdará.

A interpretação de Bjork é brilhante. Sua voz e seu carisma dão à personagem Selma uma profundidade e um espírito lúdico que facilmente acomete o público à uma familiaridade inevitável. A frieza e o distanciamento do diretor Lars Von Trier, já aqui comentado em Dogville, parece casar-se perfeitamente com o encanto da personagem representada por Bjork. A simplicidade dos fatos que se desenvolvem na narrativa e das pessoas que se apresentam em cena retratam uma realidade bucólica, porém, cruel. Esse é o ponto que Trier sempre insiste em seus filmes.

A grande questão do filme é: Pode-se ser inocente de um assassinato a sangue frio? Selma mata um policial, seu vizinho, após ir à casa dele pegar o dinheiro que ele havia roubado dela anteriormente. Envergonhado do que fez, ele pede para que ela o mate. Selma, confusa e sem plena visão do que ocorre, o mata com tiros, ao que me parece, e essa é uma interpretação muito particular, de misericórdia.

O dinheiro roubado pelo policial era fruto de anos de trabalho de Selma para pagar uma cirurgia para seu filho. A tal doença é incurável, mas Selma mantém em sua mente essa fantasia pagando com sua vida numa forca norte americana.

Um filme genial de Lars Von Trier. Qualidades humanas como a confiança e a sinceridade são colocadas em foco num cenário onde o “mal”, inerente das ações humanas, vitima os mais fracos.

Confira uma cena do filme:


3 comentários:

Valeria Elías disse...

Bjork es una excelente artista, la peli creo que no muiestra más que la fortaleza femenina frente a las asdversidades de la vida :) saludos niño

Luana V. disse...

Hey, Felipe, não poderia existir filme melhor para se postar neste 11/09. Filme belo e profundamente desesperador. Grande escolha! Abç e até, Lua-

frederico macedo disse...

blog legal..

to indo agora na locadora ver se acho esse filme...

até