segunda-feira, 24 de abril de 2006

Crianças invisíveis - 2005

As crianças acham tudo em nada,
os homens não acham nada em tudo
Leopardi , Giacomo

Emocionante! Os sete curtas que compõe o documentário são de altíssima qualidade. Podemos notar diferentes tendências cinematográficas de acordo com as condições regionais, econômicas e de formação de cada diretor.

Acho que emoções como as que senti eu nunca havia experimentado igual. Enquanto via o curta de Spike Lee, me percebi de boca aberta e as pupilas paralisadas, e por isso me espantei muito mais comigo e minhas reações frente ao drama, é impossível não se sensibilizar com o fato retratado de uma criança com o vírus da AIDS. Quando achava que o melhor já havia passado, John Woo me surpreende com “Song song and little cat” (o curta de John Woo é marcante), do meu ponto de vista John Woo superou a todos e a si mesmo, embora fosse um curta e por isso tinha um tempo limitado, a história poderia dar origem a um filme. (a última vez que chorei rios de lágrimas num cinema foi quando eu tinha sete anos e via o Rei Leão, aliás chorar no cinema é bom, é sinal de que somos “animais”, melhor do que isso, “bons animais”). Faltam palavras para descrever o peso valorativo desse curta, é chocante... É indescritível... A pergunta que eu me fazia o tempo todo era se histórias como as que John Woo retratou eram possíveis, se elas aconteciam na realidade, pois são tão tristes e com personagens tão divinos (acho ser esse o adjetivo ideal para a “pequena gatinha”) que parecem ser objetos exclusivos de ficção. O curta de Woo será, definitivamente, um marco nas minhas emoções.

A pergunta que me fazia, se essas coisas são reais, serve como uma boa explicação para o título do documento. Histórias assim como “Ciro”, “Jonathan”, "Bilu e João”, “Song song e little cat” e todas as outras, mais do que podemos imaginar, acontecem na realidade, e se essas crianças são “invisíveis” é porque, simplesmente, elas são tão inocentes e nós somos tão culpados.


Veja um curta da mostra:

Um comentário:

Anônimo disse...

Here are some links that I believe will be interested