sexta-feira, 28 de abril de 2006

La pianiste - 2001 - França.


Erika Kahut (Isabelle Huppert) é uma respeitada professora de piano que esconde por trás dessa nobre arte os mais ávidos desejos eróticos. Dirigido por Michael Haneke, “La pianiste” é uma belíssima obra onde a arte, fruto austero da faculdade racional, se vê em disputa de fronteira com o desejo e o instinto.

Até que ponto pode uma pessoa esconder, ou mascarar seus desejos reprimidos? Até que ponto pode uma pessoa esconder dentro de si suas mais secretas vontades? Érika mora com a mãe, uma espécie de “super-ego freudiano ambulante” que impõe horários, vestiário e controla as finanças de sua filha. Érika conhece Walter Klemmer (Benoît Magimel), um jovem que se apaixona inocentemente pela imagem de “uma recatada professora de piano”. Como seu aluno, Walter se declara, mas Érika o repreende.

Abordada pelo jovem dentro de um banheiro durante uma apresentação num teatro, Érika, pela primeira vez, decepciona o jovem aprendiz, que aspirado por ideais românticos, vê Érika se rebaixando à situações grotescas de satisfação sexual.

De fato, Walter quando se vê apaixonado por sua professora de piano, Érika, idealiza uma mulher que não existe. A Érika que se revela a Walter o deixa cada vez mais decepcionado, vendo e sentindo a decadência da "imagem de mulher" que havia antes idealizado. Se Walter se apaixonou por uma mulher, ele se apaixonou por uma sombra, que quando posta à luz, não correspondia ao objeto de sua paixão.

Confira o Trailler:

Nenhum comentário: